Confira como foi a 43ª Festa da Amizade da APAE

A 43ª Festa da Amizade da APAE de Mogi das Cruzes, realizada no último sábado (09/11) na quadra da unidade, proporcionou um dia de alegria, união e celebração para toda a comunidade. A programação especial, que contou com apresentações e barracas de alimentação com diversas opções para todos os gostos, apresentou um pouco do trabalho realizado pela entidade e a importância da inclusão e da inovação. A festa contou com a participação de cerca  de 500 pessoas!

O evento, aberto ao público, foi dividido em dois períodos, manhã e tarde, e teve como tema “APAE na Era Digital”. “A era digital está em todos os cantos, e nós não poderíamos ficar de fora! Já começamos a trabalhar com robótica com os alunos, dando um primeiro passo importante nesse novo mundo”, enfatizou a diretora pedagógica, Ana Paula Nogaroto. “A Festa da Amizade, por sua vez, é uma celebração contagiante da juventude, com músicas diferenciadas, muitas delas sugeridas pelos próprios alunos”, concluiu.

O presidente da APAE, Dr. Paulo Siqueira Toledo Júnior, enfatizou a importância do trabalho em equipe e a busca por resultados. “Cada dia, dedicamos todo nosso apoio e disposição para alcançar resultados significativos. Esse trabalho exige esforço e dedicação, e contamos com a colaboração de todos. As melhorias são visíveis, e os resultados são constatados em nosso dia a dia. É um dia de festa, um momento para celebrarmos a união e a força do trabalho em equipe. Essa festa mostra a face da era digital e reafirma a importância da inclusão e da inovação”, disse.

Com músicas que marcaram gerações e hits do momento, as apresentações do período da manhã contaram com a participação de estudantes da educação infantil, ensino fundamental e socioeducacional, além dos atendidos do projeto “Diversidade Humana”. “Desde que minha sobrinha entrou na APAE, considero esse evento fundamental. Ele vai além da união. As crianças se expressam, demonstram a felicidade delas, e é uma maneira de promover a inclusão, de fazê-las se sentirem parte do convívio social”, comentou Edna de Siqueira Moraes, tia da aluna Gisele Pereira, que participa da iniciativa há 30 anos.

A tarde da Festa da Amizade foi também muito especial com as apresentações dos alunos do infantil, ensino fundamental e socioeducacional, além da performance do grupo de dança com mães e voluntários da APAE. “É gratificante ver a comunidade participando, reconhecendo o desenvolvimento dos nossos filhos e o empenho das mães que se dedicam ao projeto. É um trabalho excelente, tanto da APAE quanto das mães presentes”, afirmou Kelly Cardoso Romão, integrante do grupo e avó do aluno Victor Henrique Romão, de 7 anos.

O grupo formado por mães e voluntários da APAE , faz parte do projeto desenvolvido na instituição: “Dançarinos da APAE”, uma iniciativa do Lions Clube Mogi Itapety, em parceria com a APAE de Mogi das Cruzes. O projeto  oferece aulas de dança de salão para mães de alunos e voluntários, sob a orientação do professor Edson Wierzba.

A aluna Larissa Freire dos Santos, Autodefensora da APAE de Mogi das Cruzes, comentou sobre sua participação na festa. “Amei o dia de hoje! Foi muito legal me apresentar e poder ter ajudado as crianças, ver seus sorrisos e saber que estou fazendo a diferença. É muito gratificante!”, disse ela, que além de se apresentar, também ajudou os professores na última apresentação. Seu colega Lucas Siqueira da Silva, Autodefensor, completou: “A gente se divertiu muito junto!”.

O evento foi elogiado por Caroline Yukari, mãe do aluno Douglas Naoto, de 11 anos “Esta é a segunda Festa da Amizade que eu participo e tudo estava impecável! As apresentações foram incríveis, tudo muito bem organizado. Ver o Douglas se apresentar hoje foi emocionante. É um orgulho imenso vê-lo participando”, disse. Após as apresentações, a praça de alimentação foi aberta ao público. A renda obtida com as vendas será revertida para a manutenção dos serviços oferecidos pela APAE.