Encontro Ecumênico marca os 56 anos da APAE de Mogi das Cruzes

A manhã desta sexta-feira (28/03) foi marcada pelo Encontro Ecumênico, que celebrou os 56 anos de fundação da APAE de Mogi das Cruzes. A iniciativa reuniu diversas lideranças religiosas e promoveu momentos de reflexão e união, respeitando as diferentes crenças dos participantes.

Realizado na quadra de esportes da instituição, o evento celebrou mais de cinco décadas de dedicação à inclusão e ao cuidado. “Ao longo dessa trajetória, cada conquista foi guiada pelo amor, pela fé e pelo trabalho árduo, inspirando avanços na busca pelos direitos e pela dignidade das pessoas atendidas. Nosso propósito sempre foi lutar por uma causa que promovesse a vitória e a vida, acreditando na força de ações concretas e na união de esforços”, afirmou o presidente da instituição, Dr. Paulo Siqueira Toledo Júnior.

O encontro destacou a importância da diversidade e da empatia, reunindo líderes de diferentes crenças, como o Preletor da Seicho-no-ie, Ernani Pereira Junior; Gabriel Grinberg, representante da Associação Israelita Beneficente do Alto Tietê – Comunidade Arizal; o Pastor Valmir Martins da Rocha, da Igreja Evangélica; e Rosa Maria Barboza, do Centro Espírita Antônio de Pádua.

“Estamos realizando aqui um encontro especial, onde celebramos a diversidade de crenças e buscamos a união por meio do respeito mútuo. Que as palavras proferidas neste momento sejam para todos nós uma fonte profunda de reflexão e responsabilidade, fortalecendo o propósito de seguir com sabedoria e empatia em nossas jornadas”, destacou Ana Paula Nogaroto, diretora pedagógica da APAE.

O ouvidor da Federação das APAEs (FEAPAEs) do Estado de São Paulo, Willian Casanova, esteve presente representando a entidade e reforçou o compromisso da instituição. “Somos parte de uma missão maior, um movimento em prol da inclusão, com o objetivo de garantir os direitos e a dignidade das pessoas que atendemos. Ao longo dos anos, a APAE tem demonstrado que é possível transformar desafios em conquistas por meio do trabalho coletivo, da empatia e do esforço contínuo”, destacou.

A iniciativa contou com a representatividade dos alunos por meio dos autodefensores Lucas Siqueira e Laressa Freire dos Santos.

Apresentações emocionantes também marcaram a celebração. O coral dos alunos do socioeducacional encantou o público com a música “É Preciso Saber Viver”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, trazendo uma mensagem de superação e resiliência. Outro momento especial foi a interpretação da canção oficial da APAE, composta pelo Professor João Lúcio e apresentada pela voluntária Henriette Fraissat.

A cerimônia encantou todos os presentes. “São 56 anos de dedicação e luta, sempre fazendo a diferença na vida de tantas pessoas. Hoje, tenho a alegria de ver meu filho sendo atendido aqui, onde ele é tratado com tanto carinho, cuidado e amor por todos os profissionais. Só posso expressar minha profunda gratidão por tudo o que vocês fazem”, disse Regiane Prudente Kato Neris, mãe do aluno João Prudente, de 8 anos.

Fundada em 27 de março de 1969, a APAE de Mogi das Cruzes iniciou sua trajetória com apenas 6 alunos, dedicando-se desde o início ao cuidado e à inclusão de pessoas com deficiência. Hoje, a instituição é referência na região e atende 627 indivíduos com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro do autismo associado à deficiência intelectual, oferecendo serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social.