Profissionais de Educação Física concluem capacitação paralímpica em Itaquaquecetuba

Os profissionais de Educação Física da APAE de Mogi das Cruzes concluíram, nesta semana, uma capacitação promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMECTI) de Itaquaquecetuba, por meio de seu Departamento de Educação Especial (DEE). A iniciativa teve como objetivo promover a inclusão e ampliar o acesso à prática esportiva adaptada para estudantes com deficiência.

O seminário, que visa qualificar profissionais que atuam com os estudantes da Educação Especial, com a utilização dos recursos presentes na plataforma do CPB, contou com quatro dias de formação, sendo um dia de aula teórica no Auditório do DEE (Vila Virgínia) e outro de aula prática na EMEB Professor Paulo Nunes (Morro Branco), ambos em Itaquaquecetuba.

As formações destacaram o compromisso da inclusão social e a promoção de oportunidades equitativas no ambiente escolar. “Esse tipo de capacitação nos permite oferecer atividades mais inclusivas e adaptadas. Queremos garantir que nossos educadores estejam sempre preparados para oferecer o melhor suporte e desenvolvimento aos nossos alunos”, destacou a diretora pedagógica da unidade, Ana Paula Nogaroto.

Os primeiros encontros formativos aconteceram nos dias 18 e 19 de novembro, com foco em Educação e Esporte para Estudantes com Síndrome de Down. A partir do tema “Desenvolvimento de atividades físicas e esporte baseado em evidências”, foram oferecidas capacitações em oito modalidades paralímpicas: atletismo, goalball, bocha, futebol de cegos, judô, natação, tênis de mesa e voleibol sentado.

Ministrados pelo professor e Dr. Fabio Bertapelli e pelo professor João Vitor Mancini Silvério, os encontros tiveram vivências práticas, que destacaram os benefícios das atividades físicas e esportivas com ênfase em práticas adaptadas para estudantes com Síndrome de Down.

Nos dias 25 e 26 de novembro, foi realizada a formação “Educação e Esporte para Estudantes com Autismo”, ministrada pelo professor André Schliemann. Foram abordados temas como estratégias de ensino, desenvolvimento progressivo, dificuldades no autismo, etiologia, tipos de tratamento, aprendizagem motora no autismo, emoção e estado motivacional.