333 – Curiosidades do voluntariado
Você sabia que a doação de sangue é uma atividade voluntária? Na verdade, é uma doação de um bem precioso para nossa vida, o sangue e doação de tempo, pois você tem que deslocar a um hemocentro e ficar por um tempo, em média de uma a duas horas, contando triagem, coleta e espera.
Praticamente todos podem doar sangue, obvio tem restrições de peso, comorbidades, idade e algumas outras limitações, mas de toda forma uma quantidade muito pequena de brasileiro doa sangue regularmente. Talvez você não saiba, mas homens podem doar até 4 vezes ao ano e mulheres até 03.
Com essas restrições ainda assim tem um número possível de doadores muito grande, mas apenas 1,4% da população doação sangue regularmente.
Com esse número de doadores, infelizmente estamos todo o tempo na corda bamba com a falta de sangue para cirurgias e acidentes. Para o Brasil não ter problemas com sangue, precisamos somente de 3% da população doando regularmente, o que ainda não conseguimos atingir.
No Canadá e Japão, emos aproximadamente 4% da população doando regularmente e nos EUA em torno de 3% o que garante certa estabilidade para estes países.
Uma atividade tão simples que ainda precisa de mais campanhas e divulgação para podermos chegar a um número adequado e não perdermos vidas por falta de sangue. Cabe lembrar que cada bolsa de sangue recebida, pode salvar até 3 vidas, quer melhor recompensa do que está para sua doação?
Em quase todas as cidades de médio e grande porte, temos um hemocentro para fazer a sua doação.
Outra curiosidade do voluntariado é na área dos bombeiros. No Brasil temos somente 17% dos municípios que contam com uma corporação profissional, normalmente militar.
Em outros países como Chile tem quase que 100% dos bombeiros do país como voluntários, outros países, como Portugal que tem 60% dos b0ombeiros voluntários, EUA que tem voluntários em 100% dos quarteis de bombeiros.
Aqui no Brasil temos algo perto de 300 bombeiros voluntários em algumas corporações no estado de Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Concórdia.
Aqui além de uma curiosidade é uma grande oportunidade, pois é uma atividade extremamente nobre e necessária em nosso país.
Trouxe hoje duas curiosidades para você e espero que goste e perceba a grandiosidade desta atividade.
Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado, ESG e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Único Brasileiro Consultor acreditado internacionalmente por Empresability . @roberto.ravagnani