325 – Vamos falar de voluntariado nas empresas?

Esta é uma modalidade que vem crescendo nos últimos anos, no Brasil e no mundo.

As empresas cada vez mais entendem o diferencial de INCENTIVAR, coloquei destacada esta palavra para tratarmos dela em seguida, o trabalho voluntário entre seus colaboradores.

Vamos voltar a palavra destacada, INCENTIVAR, que segundo o dicionário significa: “dar incentivo a; despertar o ânimo, o interesse, o brio de; encorajar, estimular, incitar.” Ou ainda “empenhar-se para que (algo) seja criado, realizado ou intensificado; impulsionar, promover”.

Portanto este é o papel da empresa, promover, gosto desta definição, o voluntariado entre seus colaboradores. Se ela só fizesse isso, eu já estaria muito feliz e acredito que o resultado seria muito positivo.

Mas muitas delas resolveram mergulhar um pouco mais, criando seus programas de voluntariado, outras mergulharam mais ainda e criaram instituições sociais para esta finalidade.

Este mergulho eu acho ótimo, mas “carece” de um olhar aguçado nas características do trabalho desenvolvido, pois como disse no início de nossa conversa o papel de estímulo é muito mais interessante do que o de realizador.

Na ânsia de fazer e fazer mais e em alguns casos em competir com seus pares, promovem ações e programas que nem sempre é a necessidade da sociedade e sim um desejo interno de fazer algo. As parcerias no meu modo de ver, são muito mais importantes e estratégicas, visto que as OSC’s estão na ponta da linha e conhecem as necessidades da sociedade local.

Não é uma crítica para as empresas, mas sim uma chamada para a consciência e estratégia do incentivo a cultura do voluntariado. Precisamos muito mais de estímulo do que oportunidades de fazer, pois elas existem, precisam também de estímulos para crescerem e aparecerem.

O voluntariado ainda carece de uma visão renovada, como uma ferramenta de inovação e preparo de pessoas para um mundo cada vez mais diversos e complexo. O voluntariado é a simplicidade dentro da complexidade, a paz na guerra, o salvador na tragédia, o preparador nas dificuldades e o humanizador na tecnologia exacerbada.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado, ESG e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Único Brasileiro Consultor acreditado internacionalmente por Empresability . @roberto.ravagnani