320 – O voluntariado tem que ser valorizado
O voluntariado continua sendo um apêndice no Terceiro Setor, apesar de sua importância e seu potencial, ainda ele é tratado como se fosse algo desnecessário.
Pode parecer um pouco pessimista falar assim, mas é a realidade, qualquer um vira do dia para noite um especialista no assunto e começa a criar e falar sobre o assunto, mas na grande maioria são aproveitadores da situação, pois muitos nunca nem praticaram o voluntariado para conhecer.
O voluntariado é um ato de amor ao próximo e a sociedade, mas precisa ser tão bem administrado quanto qualquer outra profissão. Vários são os profissionais que pedem o respeito a sua profissão, mas muitos destes mesmos que reclamam, não dão o devido respeito a quem esta realmente para o voluntariado como uma profissão.
O voluntariado merece respeito, por tudo que tem produzido pela sociedade atual e por tudo que pode produzir.
O voluntariado precisa ser reconhecido com toda sua importância e por isso hoje trago mais uma forma de reconhecimento dos feitos produzidos pelo trabalho voluntario nacional. O Prêmio VOL está com inscrições abertas para as categorias de Melhores práticas de gestão de programas de voluntários nacional e local (São Paulo – capital) para OSC’s, empresas e universidades, melhores práticas de trabalho voluntários para municípios e as melhores matérias jornalísticas sobre voluntariado.
O evento de reconhecimento será dia 24 de outubro em São Paulo – Capital no teatro da sede do CRC SP. As inscrições podem ser feitas de forma gratuitas no site www.vol.org.br, logo na capa tem os acessos as inscrições.
Neste mesmo site você tem acesso também a plataforma VOL, onde você pode se cadastrar para ser voluntário ou cadastrar uma oportunidade de trabalho voluntário de uma OSC ou universidade.
Portanto conheça o VOL, que está nascendo para valorizar e reforçar a cultura do voluntariado no Brasil e na América Latina.
Está na hora de tirar o voluntariado da salinha escondida e coloca-lo na vitrine, conto com você para nos ajudar nesta jornada.
Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado, ESG e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Único Brasileiro Consultor acreditado internacionalmente por Empresability . @roberto.ravagnani